terça-feira, 5 de abril de 2011

IOGA vs ANSIEDADE: Estudo mostra que ioga acalma ritmo cardíaco e reduz ansiedade

04/04/2011 - 12h50
Estudo mostra que ioga acalma ritmo cardíaco e reduz ansiedade

DA FRANCE PRESSE
As pessoas com ritmo cardíaco irregular podem ver os episódios de crise reduzidos à metade caso adotem a ioga de maneira regular, revela um estudo publicado nos Estados Unidos.
Fazer ioga três vezes por semana também reduz a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar social em mental, segundo o estudo apresentado em uma conferência de cardiologia em Nova Orleans.

Tauseef Mustafa/AFP
Ioga acalma ritmo cardíaco e reduz ansiedade
Ioga acalma ritmo cardíaco e reduz ansiedade

"o que parece a ioga tem um efeito significativo em ajudar a regular o ritmo cardíaco dos pacientes e melhora a qualidade de vida em geral" disse o principal autor do estudo, Dhanunjaya Lakkireddy, professor associado de Medicina da Universidade de Kansas.
O estudo acompanhou 49 pacientes que sofrem de fibrilação atrial, uma afecção de ritmo cardíaco irregular que acontece quando os sinais elétricos naturais do coração disparam de maneira desorganizada, provocando agitação dos batimentos cardíacos.
Durante os três primeiros meses do estudo, os pacientes seguiram suas rotinas de exercícios habituais. Nos três meses seguintes, os pacientes fizeram três sessões de ioga por semana com um instrutor certificado. Além disso, foram estimulados a praticá-la em casa com a ajuda de um DVD instrutivo.
"A ioga reduziu significativamente os episódios de ritmo cardíaco irregular, à quase metade na média. Também reduziu os índices de depressão e ansiedade, além de ter melhorado a função física, a saúde geral, a vitalidade, o funcionamento social e a saúde mental."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/897952-estudo-mostra-que-ioga-acalma-ritmo-cardiaco-e-reduz-ansiedade.shtml