quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Gestores criam estratégias para aumentar produtividade de reuniões

LEOPOLDO ROSALINOCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA



Diretora de uma consultoria, Selene Ferreira teve uma ideia para aumentar o desempenho da equipe durante uma reunião. A proposta poderia colocar em dia a entrega de documentos que há tempos batalhava para conseguir.
"Dividi todos em grupos e transformei a reunião em uma grande gincana", conta ela. Em troca, prometeu aos vencedores bônus em dinheiro e promoções. "Foi uma ideia maluca que deu muito certo", resume.
A competição excedeu as paredes da sala de reuniões e deu resultados. "No dia seguinte, recebi documentos que pedia há um mês", afirma ela, revelando que já pensa em repetir a experiência em outras equipes da organização.
O caso de Ferreira mostra como uma reunião eficiente -- e nem sempre presa aos padrões -- faz diferença para aumentar o desempenho das equipes.
"O nível de formalidade depende do estilo da empresa, mas é preciso que todos tenham liberdade de colocar suas ideias durante a conversa", afirma Laerte Oliveira, diretor da Nota 10, consultoria em gestão empresarial.
Uma reunião de sucesso, que realmente impacte o desenvolvimento da equipe, deve ser estruturada a partir de uma meta, explica Oliveira. "É importante dividir com todos a responsabilidade de buscar esse objetivo."
É o que faz a executiva Viviane Gonzalez, da Business Partners Consulting. "Planejo reuniões semanais para o ano todo e com tema definido", conta. Para ela, uma reunião direta, rápida e com espaço para perguntas de todos é sinônimo de eficiência.
PRODUTIVIDADE
O consultor Laerte Oliveira dá cinco dicas para tornar encontros com a equipe mais eficazes:
  • Agende a reunião com antecedência, para que todos possam ir munidos de informações
  • Defina início e fim do encontro, que não deve passar de 60 minutos. Reuniões extensas tiram o foco
  • Procure resolver cada assunto em apenas uma reunião
  • Use técnicas de "brainstorming" -- todos os presentes devem dar ideias sobre o assunto discutido sem medo de errar
  • Cada participante deve sair do encontro sabendo qual é sua parte no objetivo proposto, o tempo necessário para alcançá-lo e a data da próxima reunião
FONTE: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1006953-gestores-criam-estrategias-para-aumentar-produtividade-de-reunioes.shtml