domingo, 17 de outubro de 2010

Brasil: um clima estranho - Morre em São Paulo o psiquiatra José Angelo Gaiarsa









Morreu neste sábado aos 90 anos o médico psiquiatra José Angelo Gaiarsa. Clinicou por mais de 50 anos, publicou 30 livros e por dez anos teve um quadro de televisão em que esclarecia dúvidas dos telespectadores. Foi introdutor de Carl Gustav Jung e William Reich no Brasil, psicanalistas ideólogos da revolução sexual. Seu último prêmio foi do International Academy of Child Brain Development,do Institute for the Achievement of Human Potential, decorrente de um trabalho recém concluído sobre o desenvolvimento físico, cerebral e emocional das crianças.
(www1.folha.uol.com.br)

Brasil: um clima estranho
por Fabiana Esteca

            Gaiarsa sempre manteve uma postura controversa, defendia ideais acerca da liberação sexual da mulher, questionava padrões familiares e conjugais. Dizia não se considerar polêmico, contestava o que era tido como certo a fim de desnaturalizar condições que foram cultural e socialmente estabelecidas. 
            Foi mais que um psiquiatra, teve um papel importante sobre a revolução sexual da década de sessenta, além de lutar contra tabus, como o divórcio e a virgindade antes do casamento.
            Acredito que figuras como essas contribuem no sentido de movimentar uma discussão mais embasada, ao invés de repetirmos padrões sem questioná-los. Como ele, tiveram outros ícones que sacudiram a sociedade de seu tempo, como Freud, Pagu, Leila Diniz,  entre tantos outros. À medida em que põe à prova valores e tradições, tem o poder de fazer pensar, o que é sempre rico. Como diz Calligaris, estamos em um momento em que parece que o importante é gritar uma opinião, ao invés de pensar (Folha, 14/10/10). 
            Independente da opinião que se tenha, seja da esquerda ou da direita, seja liberal ou conservador, religioso ou cético, que tenhamos consciência de nossas escolhas, que sejamos “pensantes”.
            Gaiarsa morre numa época em que paira no Brasil um clima estranho, que muito me assusta...onde nosso Estado laico e democrático parece estar se confundindo com os moldes de um modelo teocrático, confundindo religião com política, envolvendo fiéis numa discussão absurdamente descabida, que infelizmente configura apenas um oportunismo eleitoral.
            Arrisco dizer que, talvez, nosso velho Gaiarsa, após percorrer quase todo o século XX, como bem disse “por azar ou sorte”, morre de desgosto no século XXI.
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário