domingo, 13 de março de 2011

A cirurgia bariátrica e o uso de álcool

UM ESTUDO SOBRE reações de obesos mórbidos ao álcool após a conhecida cirurgia bariátrica para redução de peso é relatado pela primeira vez no "Journal of the American College of Surgeons".
Problemas emocionais de adaptação após a cirurgia têm sido relatados, observam os autores, os médicos Gavitt A. Woodard e colaboradores (John Downwy, Tina H. Boussard e John M. Morton).
Mas não é só isso, acrescentam. Evidências sugerem que esses pacientes passam a metabolizar o álcool de forma diferente após a cirurgia do "by-pass" gástrico em Y de Roux.
Essa operação torna não só menor o estômago, mas também direciona o alimento para uma área dos intestinos que absorve menos nutrientes e calorias.
Os testes em obesos foram realizados com cinco onças de vinho (148 ml). No pré-operatório, a sobriedade retornou em 49 minutos, medidos pelo índice BAC (conteúdo de álcool no sangue).
Três meses após a cirurgia, o tempo para retornar à sobriedade passou para 61 minutos e em seis meses, alcançou 88 minutos.
Também foi observado que, após a cirurgia, os pacientes apresentaram sudorese discreta, rubor, tontura e calor depois de consumir bebida alcoólica.
Os autores concluem que as pessoas submetidas à cirurgia bariátrica devem evitar beber e em seguida dirigir.
Devem, também, limitar o consumo de álcool a uma lata de cerveja ou um copo de vinho, a cada duas horas.
Ou, melhor ainda, despedir-se definitivamente de todas as bebidas alcoólicas.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário